Capítulo 1, artigo 2 – Os Pitagóricos – (segunda parte) – Uma análise

Uma análise da escola pitagórica

O erro fundamental dos princípios pitagóricos se encontra na sua confusão entre a ordem abstrata das matemáticas e a ordem real do ser. Mas, ao mesmo tempo, o valor de seu aporte filosófico é considerável. O progresso de seu pensamento é múltiplo.

1º – Supera a consideração material dos jônicos pondo em seu lugar uma consideração racional, mais profunda, mais universal e mais científica.

2º – Introduz o conceito de harmonia e, com ele, o conceito da ordem e da lei, que se aplica não só ao Universo mas também a cada coisa em particular.

3º – Não cultiva somente a Física e as Matemáticas, mas desenvolve também uma ética bastante pura e sublime.

4º – Em geral determina mais cuidadosamente a relação entre o entendimento e o experimento científico – a experiência -, admitindo certo domínio do primeiro em relação ao segundo no conhecimento científico do mundo, ou seja, o conhecimento não é meramente dependente da experiência, mas a determina, a ordena e a eleva a noção científica. Nisto consiste o elemento saudável de seu racionalismo.

Mas, por outro lado, falta o conceito claro de Deus, pois a filosofia pitagórica se inclina mais para uma espécie de panteísmo(1) emanativo, ainda que não rechace o politeísmo popular.

(1) – Panteísmo – Numa análise etimológica Pan (tudo, completude) e Teísmo (crença em Deus). Doutrina filosófica que afirma a identidade substancial de Deus e o mundo. Vale lembrar que os antigos gregos professavam o panteísmo e nos lembrar do momento histórico em que a escola pitagórica se encontra. Já o politeísmo, em contraposição, é a doutrina filosófica que admite a existência de vários deuses.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Capítulo 1, artigo 2 – Os Pitagóricos – (segunda parte) – Uma análise”

  1. Constance Says:

    Pax…
    Adorei sua ideia..
    Quando vc liberar me permita divulgar seu site num grupo de filosofia do qual participo.
    Tem sempre um que destoa do grupo, mas em geral é um grupo muito lregal
    Beijo

  2. paxajax Says:

    Constance,

    Pode mostrar pra eles, mas se não for para contribuir, melhor deixar quieto. Aqui é um estudo mesmo. Deixo contigo o critério de trazer gente que venha à esse propósito. Ok?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: