Capítulo 2, artigo 2 – Zenão

Zenão (nascido em 520 AC)

Discípulo de Parmênides defende a mesma doutrina e com suas famosas aporias (1) dialéticas tenta demonstrar que toda multiplicidade e todo movimento são impossíveis. Por isso se chama o dialético da escola eleática. Expões quatro argumentos contra a pluralidade dos corpos e a favor da unidade do Universo e outros quatro contra a mutabilidade dos corpos e contra seus movimentos.

Seu mérito consiste em manifestar com grande agudeza as dificuldades lógicas contidas na multiplicidade, no movimento e na divisibilidade, sem, entretanto, dar propriamente a solução para estas questões.

As antinomias ou paradoxos de Zenão não só foram muito celebradas pelos antigos como Aristóteles que as resolveu depois engenhosamente, como mais adiante, Bayle, Espinosa, Leibnitz, Hegel e Herbart as estudaram profundamente. Ainda que seus argumentos não resolvam o problema da multiplicidade e do movimento, desenvolvem agudamente as dificuldades que envolvem essas questões e assim prepara a invenção do cálculo infinitesimal, obra de Leibnitz e Newton.

Sugestão de leitura: Os paradoxos de Zenão no site da Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa.

(1) Aporia: 1 dificuldade ou dúvida racional decorrente de uma impossibilidade objetiva na obtenção de uma resposta ou conclusão para uma determinada indagação filosófica … 4 figura pela qual o orador simula uma hesitação a propósito daquilo que pretende dizer – aparias de Zenão – as formuladas pelo filósofo Zenão de Eléia que tinham por objetivo provar que as idéias de multiplicidade e movimento conduzem o pensamento a impasses e contradições lógicas insuperáveis. (dicionário Houaiss)

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: