Capítulo 3 – Empédocles

Empédocles (495 a 455 AC)

Se esforça em conciliar a filosofia eleática com a cotidiana experiência da multiplicidade e da mutação. A filosofia de Empédocles indica que há quatro elementos básicos: a água, o ar, o fogo e a terra, e que destes elementos se fazem todas as substâncias. O princípio ou causa eficiente desta mescla é extrínseco: a amizade e o ódio. Tanto os elementos quanto o princípio ou causa são divinos. Sem dúvida é possível que debaixo desta nomenclatura se entendam as forças de atração e repulsão inerentes à matéria. Também as almas humanas nascem da mescla dos elementos e até os deuses, sendo que aqui Empédocles não sugere isto de maneira constante.

Ainda que estas doutrinas sejam muito imperfeitas Empédocles foi o primeiro a estabelecer uma idéia clara do elemento. Também foi o primeiro a distinguir os seres vivos e os não vivos e, também, a causa material e a eficiente.

Obs.: como fiquei insatisfeito com a exposição de Klimke e Colomer no livro base deste trabalho, adiciono outro trecho que acredito somar no entendimento de Empédocles. É do site Só Filosofia indicado abaixo onde sugiro as leituras complementares e do autor Arildo Luiz Marconatto

“Empédocles pensava que dos poros das coisas saíam emanações que atingem os nossos órgãos de sentido. Assim as partes que são semelhantes nos nossos órgãos e nas coisas vão se reconhecer. O que for fogo em nossos sentidos vai reconhecer as emanações que vem do fogo, o que for regido pela água vai reconhecer as emanações que vem da água. Somente com nossa visão acontece o contrário, nela as emanações partem dos olhos mas da mesma forma essas emanações vão reconhecer nas coisas o que lhe for semelhante.Para Empédocles nosso conhecimento está no coração e o veículo que transporta esse conhecimento é o sangue. O conhecimento assim não acontece somente no homem. Os conhecimentos que o homem pode ter são também limitados. Ele somente consegue perceber uma pequena parte de sua vida, as coisas que por acaso ele tem a possibilidade de se relacionar. Por isso ele não pode desperdiçar nenhuma dessas possibilidades. Deve aproveitar e utilizar todos os seus sentidos e através do intelecto perceber as evidências nas coisas que conhece.Empédocles sustenta ainda uma teoria sobre a evolução dos seres vivos. Para ele no princípio havia numerosas partes de homens e animais – pernas, olhos, orelhas – que estavam distribuídas desordenadamente. Através do amor essas partes se juntavam aleatoriamente formando criaturas disformes que eram inviáveis para sobreviver e pereciam. As espécies que formavam uma boa combinação sobreviviam.

Sentenças:
– O sol, uma seta aguda. A lua do olho claro. O mar, suor da terra. A noite solitária e cega.
– Os iguais se reconhecem.
– Sobrevive o que for mais capacitado
– O mundo evoluiu da água por meios naturais.”

Leituras recomendadas: Fórum Filosofia e Só Filosofia

5 Respostas to “Capítulo 3 – Empédocles”

  1. José Vasconcelos Says:

    Gostei da forma simples e resumida para uma primeira pesquisa

  2. Pax Says:

    Caro José Vasconcelos,

    Obrigado pela visita. Se te ajudou em alguma coisa, já valeu. Pena que o tempo tem me impedido de atualizar mais este blog. Espero em breve voltar.

    Abraços

  3. yasmin lemes Says:

    Achei muito legal esse texto e me ajudou muito a fazer meu trabalho e entender sobre a vida dos pré-socráticos. Parabéns !

  4. Pax Says:

    Yasmin,

    Fico feliz que tenha te ajudado. Pena que outros compromissos tenham me impedido de continuar as atualizações por aqui, mas teu comentário é, com certeza, um grande incentivo para que eu volte a arrumar tempo.

  5. Indiara Castro Says:

    Esse resumo mi ajudou muito mesmo…. concerteza tirei boas coias daqui que irão mi ajudar no trabalho de Química.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: