Capítulo 3 – Demócrito – segunda parte

Demócrito (470 AC) -… continuação

Demócrito estende também seu materialismo ao tema do homem. A alma não é mais que um conjunto de átomos mais sutis e as sensações se devem ao impacto dos átomos externos nos átomos da alma, sendo os órgãos dos sentidos (visão, audição etc) as passagens (poros) através das quais esses átomos são introduzidos. Daí decorre também sua afirmação que os sentidos são enganosos, as coisas que percebemos não são exatamente como elas são e que as conhecemos somente superficialmente porque há interferências nesse caminho da percepção. A última conclusão desta teoria do conhecimento é a dificuldade de se alcançar a verdade que, segundo Demócrito, se esconde num abismo:

“nós na verdade não conhecemos nada de certo, mas somente alguma coisa que muda de acordo com a disposição do corpo e das coisas que nele penetram ou lhe opõem resistência”

“a verdade jaz num abismo”

Demócrito foi um grande pensador. Seu sistema está cheio de instituições geniais recentemente aprofundadas pela ciência e pensamento modernos. Ressalta-se seu atomismo, sua teoria das qualidades primárias e secundárias da matéria, sua dissociação do mundo sensível e do mundo  inteligível, a física atômica, o subjetivismo de Locke, as modernas criteriologias e o fenomenismo de Kant.

Por se contrapor ao espiritualismo de Anaxágoras, Demócrito é considerado o primeiro ateu formal e seu sistema o primeiro ensaio do materialismo com pretensões científicas.

Sugestão de leitura: Mundo dos Filósofos com texto de Rosana Madjarof.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: