Instituição do Método Científico por Sócrates – 1a parte

Sócrates (469 a 399 AC)

Nascido em Antenas, primeiro foi escultor, como seu pai, depois se dedicou ao estudo da Filosofia e a educação da juventude, mais profundamente sobre a moral. Sócrates é digno de elogios pela moderação das paixões, pela pureza de sua vida, por sua calma, pela ausência de egoísmo, pelo amor à verdade, pelo seu grande apreço a vida honesta e por seu patriotismo. A grande influência que exerceu na juventude e suas reprovações políticas de ações que considerava indecorosas atraíram ódios de muitos. Acusaram-no de falar mal da religião pública, que depreciava deuses e que corrompia a juventude. Condenado e encarcerado não quis aproveitar uma fuga preparada por um de seus discípulos e cometeu suicídio tomando cicuta.

A verdadeira causa desse ódio que Sócrates atraiu foi sua oposição a maneira como então se governava a democracia ateniense, pois censurava abertamente o costume de distribuição de cargos públicos para interesses políticos quando considerava que somente sábios e prudentes poderiam ocupa-los, os únicos aptos a governar a República.

Sócrates não deixou suas doutrinas escritas e só as conhecemos de fontes da época entre as quais se sobressaem as obras de Jenofonte, principalmente os Memoráveis e as de Platão. Também se encontram algumas referências em Aristóteles. Porém não se podem tirar informações precisas de Sócrates pois Jenofonte, que principalmente escreve sobre a doutrina ética, não é comparável em seu talento com Sócrates. Platão que melhor expõe as idéias dialéticas e metafísicas, as desenvolve com freqüência à sua maneira e mescla com elas suas próprias idéias.

… continua…

2 Respostas to “Instituição do Método Científico por Sócrates – 1a parte”

  1. rosana Says:

    adoro tudo que leio aqui, pois sempre é muito estrutivo,sempre que procuro algo eu encontro aqui,obrigada

  2. Claudilene Says:

    Concordo que o mais lóligo a dizer seria que nada existe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: