Platão – Dialética – 9ª parte – Aspecto ontológico – A ideia de Bem e de Deus de Platão

Aspecto ontológico – A ideia de Bem e de Deus de Platão

Um dos problemas mais interessantes do platonismo: a natureza do Bem em relação à concepção da Divindade.

Platão certamente reveste o Bem de atributos próprios de Deus ao fazê-lo causa exemplar, eficiente e final de toda realidade, tanto no mundo inteligível quanto no mundo sensível. A tal Ser chamaríamos de Deus.

Platão pensava assim?

Para alguns críticos o Deus de Platão coincide com a ideia do Bem. Para outros Platão sustentou um dualismo entre Deus e a ideia do Bem. De fato coexistem em Platão vários conceitos da Divindade. Além da ideia geral de Deus, aparecem nos diálogos, revestidos de caráter divino, o Bem, o Demiurgo e a Alma ou Inteligência do mundo.

Qual deles era o Deus de Platão?

Apesar de algumas interpretações contrárias, não só dos antigos como de críticos modernos, o Bem nunca é chamado de Deus por Platão, mas sim o Demiurgo, que é o ordenador supremo do mundo, é o pai e arquiteto do Universo, o Deus que criou o mundo por amor e que moldou com suas próprias mãos a Alma do mundo.

Apesar de um acúmulo de conceitos nem sempre muito coerentes, que leva vários historiadores a sentenças mais adversas, a conclusão mais aceitável parece ser que para Platão a ideia do Bem é o supremo Inteligível, a Realidade em si, o Divino impessoal, mas não Deus.

O Deus de Platão é o Demiurgo ou a Alma cósmica, uma Inteligência transcendente das Ideias que criou o mundo sensível à imitação do mundo inteligível.

Uma resposta to “Platão – Dialética – 9ª parte – Aspecto ontológico – A ideia de Bem e de Deus de Platão”

  1. jose Says:

    Concordo que o Bem não é um deus no sentido que os gregos viam os deuses, seres cheios de mesquinharias humanas. Mas dentro do conceito moderno de deus, como um ser supremo e infalível, o Bem platônico está mais para uma divindade do que o demiurgo. O Corpus Hermeticum, de influência platônica, iguala deus ao Bem, pelo menos na tradução de que disponho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: