Platão – Dialética – 10ª parte – Aspecto ontológico – O problema da participação

Aspecto ontológico – O problema da participação (Parmênides)

As ideias, ainda que separadas e distintas do mundo das coisas, entram em relação com estas por meio de uma misteriosa participação.

Aristóteles combateu essa teoria de seu mestre. Para ele, recorrer à participação para resolver o problema da relação das ideias com as coisas “é pegar-se de palavras vazias e fazer metáforas poéticas”. O próprio Platão se deu conta que aí estava um ponto fraco de sua teoria das ideias e dedica um capítulo inteiro, Parmênides, a revisá-la sem piedade. O diálogo apresenta em forma dramática uma discussão entre o grande Parmênides e Sócrates jovem.

A primeira solução que Sócrates oferece se baseia na teoria da participação. Os diferentes objetos que constituem um gênero ou uma espécie participam de uma mesma ideia. Sócrates abandona essa defesa ante os ataques de Parmênides e sugere uma nova solução: a teoria da imitação. Os objetos particulares imitam as ideias. Estas se convertem em exemplares e as coisas em imagens das ideias. Mas tampouco a nova teoria resiste aos ataques poderosos do adversário. O abismo que a teoria das ideias tem entre o mundo sensível e o inteligível cai sem salvação.

Platão se contenta em encerrar o diálogo reafirmando sua fé na teoria, apesar de tantas dificuldades, pois sem ela se destruiria a ciência.

8 Respostas to “Platão – Dialética – 10ª parte – Aspecto ontológico – O problema da participação”

  1. Reinaldo Reis Says:

    Gostei da “idéia” do blog.

    E me sinto tentado a comentar que não se deve encarar a teoria das idéias como algo intangível nem pura imaginação por que o mundo das idéias não é somente abstração, mas o sopro da vida, o começo da realização.

  2. Pax Says:

    Esta é uma boa discussão, Reinaldo.

    O mundo das ideias pode ter uma interpretação além da abstração.

  3. Maíra Says:

    Nome: maíra barbosa
    E-mail: mairabarbosa43@yahoo.com.br
    Estado: MG
    Mensagem: Tenho 18 anos, sou estudante de Ciências Econômicas, ganhei a metade da bolsa pelo PROUNI, sou apaixonada por ciência, economia,direito, administração, informação e tecnologia. Eu gostaria de pedir que me enviassem títulos concedidos como cortesia, gosto muito de ler e ficaria muito agradecida se me ajudarem com exemplares deste ou de outros gêneros pois adoro ler e também tenho ua paixão pela literatura.

  4. PH Says:

    Pax, muito bom blog. Completo. Vou passar o endereço para o Grupo de Estudos de Filosofia Cristã que eu tenho com alguns amigos. Nós tb fizemos um site no wordpress. http://filosofiacrista.wordpress.com. Viste-nos e mantenha contato. Vc já está em nosso bookmark! Abs. Paulo Henrique

  5. Pax Says:

    Obrigado PH. Já dei uma passada lá no blog de vocês.
    abraços.

  6. Emilyn Says:

    Gostei muito do conteùdo desse site, bem esclarecedor e de fàcil compreensäo. Sò falta falar como o Platao pensava.

  7. Emilyn Barbosa Says:

    Muito bom mesmo, parabèns!

  8. Suzellen Ferreira Says:

    Boa tarde , eu gostaria de saber qual a importância do Filósofo Sócrates para a historia da Filosofia Ocidental ?
    Será que alguem pode me ajudar?
    Obrigado !

Deixe um comentário